Oscilações Harmônicas
publicidade   

Energia em Osciladores


Um corpo de massa M está preso à extremidade de uma mola de massa m que oscila na vertical. Despreze a resistência do ar. Deternine:
a) A energia cinética da mola;
b) A energia cinética do sistema massa-mola;
c) O período de oscilação do sistema.
Calcule como função da constante elástica da mola (k), da massa do corpo (M) e da massa da mola (m).

Determinar o valor médio da energia potencial, da energia cinética e da energia total de um oscilador harmônico simples.
Solução

Sugestão: comparar com a energia média de um circuito LC.

Determine a equação de movimento e o período de oscilações para um pêndulo simples no regime de pequenas oscilações.
Solução usando 2.ª Lei de Newton

Solução usando Momento Angular

Solução usando Energia

Determine a equação de movimento e o período de oscilações para um pêndulo físico, formado por um corpo de forma qualquer e massa m onde é conhecida a posição do centro de massa, no regime de pequenas oscilações.

Determine a equação de movimento e o período de oscilações para um pêndulo físico, no regime de pequenas oscilações. O sistema consiste de um disco fino de massa m e raio a. O disco oscila em torno de um eixo colocado na borda do disco.

Uma marreta é formada por um cabo de massa 0,6 kg e 70 cm de comprimento e uma cabeça de 3 kg e 6 cm de largura. Calcule o momento de inércia e o período de oscilações dessa ferramenta quando ela oscila em torno de um ponto na extremidade superior do cabo. Adote g = 9,8 m/s2 para a aceleração da gravidade.
publicidade   

Licença Creative Commons
Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional .