Uma bola rola sobre uma mesa horizontal de altura
H, com velocidade constante
v0, sem atrito, até cair pela beirada. Calcule:
a) O tempo necessário para a bola atingir o chão;
b) A distância horizontal, a partir da beirada da mesa, onde a bola atinge o chão;
c) A equação da trajetória do movimento;
d) A velocidade com que a bola atinge o chão.
Dados do problema:
- Velocidade inicial da bola sobre a mesa: v0;
- Altura da mesa: H.
Esquema do problema:
Adotamos um sistema de referência na mesa com o eixo
Ox apontando para a direita e
Oy para
baixo, a aceleração da gravidade está apontada para baixo e o ponto de onde a bola cai da mesa está em
(
x0,
y0) = (0, 0), (Figura 1).
Solução
O movimento pode ser decomposto nas direções
x e
y. A velocidade inicial
v0, com que a bola rola sobre a mesa na direção
x, será a única velocidade até o
instante em que a bola cai pela beirada da mesa, na direção
y a velocidade inicial será nula
\[
\begin{gather}
v_{0 x} = v_0 \tag{I}\\[10pt]
v_{0 y} = 0 \tag{II}
\end{gather}
\]
Decompondo o movimento, na direção
x não há aceleração atuando sobre a bola, ela está em
Movimento Retilíneo Uniforme (
M.R.U.) e seu movimento é dado por
\[
\begin{gather}
\bbox[#99CCFF,10px]
{S_x=S_{0x}+v_xt}
\end{gather}
\]
como no movimento uniforme
vx =
v0x é constante, podemos
substituir
vx pelo valor de (I) e
S0x = 0
\[
\begin{gather}
S_x=0+v_0t\\[5pt]
S_x=v_0t \tag{III}
\end{gather}
\]
Na direção
y a bola está sob a ação da aceleração da gravidade, portanto está em queda livre dado por
\[
\begin{gather}
\bbox[#99CCFF,10px]
{S_y=S_{0y}+v_{0y}t+\frac{g}{2}t^2}
\end{gather}
\]
\[
\begin{gather}
\bbox[#99CCFF,10px]
{v_y=v_{0y}+gt}
\end{gather}
\]
substituindo
v0y pelo valor dado em (II) e
S0y = 0
\[
\begin{gather}
S_y=0+0\times t+\frac{g}{2}t^2\\[5pt]
S_y=\frac{g}{2}t^2 \tag{IV}
\end{gather}
\]
\[
\begin{gather}
v_y=gt \tag{V}
\end{gather}
\]
com
g constante (o sinal positivo indicando que a aceleração da gravidade está no mesmo sentido da
orientação do referencial).
Na Figura 2 vemos que no movimento ao longo da direção x temos que, para intervalos de
tempos iguais temos intervalos de espaços iguais
(Δx1 = Δx2 =
Δx3 = Δx4). Na direção y temos que, no instante
que a bola cai da mesa a velocidade vy começa a aumentar a partir do zero sob a ação
da gravidade, para intervalos de tempos iguais temos intervalos de espaços cada vez maiores
(Δ1 < Δ2 < Δ3 <
Δ4).
a) O intervalo de tempo para a bola atingir o chão será obtido da equação (IV) com a condição de que no
chão a altura da queda é a altura da mesa,
Sy =
H
\[
\begin{gather}
H=\frac{g}{2}t^2\\[5pt]
t^2=\frac{2H}{g}
\end{gather}
\]
\[
\begin{gather}
\bbox[#FFCCCC,10px]
{t=\sqrt{\frac{2H}{g}\;}}
\end{gather}
\]
b) O intervalo de tempo calculado acima, para a bola cair até o chão, é também o intervalo de tempo que ela
levará para ir da origem até o ponto
D ao longo do eixo-
x, substituindo a resposta do item
anterior na expressão (III)
\[
\begin{gather}
\bbox[#FFCCCC,10px]
{D=v_0\sqrt{\frac{2H}{g}\;}}
\end{gather}
\]
c) Para obter a equação da trajetória (Figura 1), temos que ter
y com função de
x, ou
y =
f(
x), usando as equações (III) e (IV) para os movimentos em
x e
y.
Isolando o tempo na expressão (III)
\[
\begin{gather}
t=\frac{S_x}{v_0}
\end{gather}
\]
substituindo este valor na equação (IV)
\[
\begin{gather}
S_y=\frac{g}{2}\left(\frac{S_x}{v_0}\right)^2
\end{gather}
\]
\[
\begin{gather}
\bbox[#FFCCCC,10px]
{S_y=\frac{g}{2v_0^2}S_x^2}
\end{gather}
\]
Fazendo a associação com uma
Equação do 2.º Grau do tipo
y =
ax2+
bx+
c
\[
\begin{array}{c}
S_y & = & {\dfrac{g}{2v_0^2}} & S_x^2 & + & 0 & S_x & + & 0\\
\downarrow & & \downarrow & \downarrow & & \downarrow & \downarrow & & \downarrow \\
y & = & a & x^2 & + & b & x & + & c
\end{array}
\]
vemos que obtivemos uma função do tipo
Sy =
f(
Sx) com o
coeficiente
a > 0, o que indica que a trajetória é uma parábola de “boca” para apontando no
mesmo sentido do eixo-
y positivo (neste caso para baixo ao contrário do que usualmente acontece).
d) Quando a bola atinge o chão sua velocidade tem componentes nas direções
x e
y (Figura 3).
A velocidade na direção
x é dada pela expressão (I) e a velocidade na direção
y é obtida da
expressão (V) onde se substitui o tempo pelo valor encontrado no item (a)
\[
\begin{gather}
v_y=g\sqrt{\frac{2H}{g}\;}\\[5pt]
v_y=\sqrt{\frac{2Hg^{\cancel 2}}{\cancel g}\;}\\[5pt]
v_y=\sqrt{2gH\;}
\end{gather}
\]
A velocidade da bola será dada pela soma vetorial
\[
\begin{gather}
\vec v={\vec v}_x+{\vec v}_y
\end{gather}
\]
O módulo é obtido aplicando-se o
Teorema de Pitágoras
\[
\begin{gather}
v^2=v_x^2+v_y^2\\[5pt]
v^2=v_0^2+\left(\sqrt{2gH}\right)^2\\[5pt]
v^2=v_0^2+2gH
\end{gather}
\]
\[
\begin{gather}
\bbox[#FFCCCC,10px]
{v=\sqrt{v_0^2+2gH\;}}
\end{gather}
\]