Um carro está em movimento uniformemente acelerado com velocidade inicial
v0 e aceleração
α.
a) Calcular a distância percorrida pelo carro no enésimo segundo (ou seja, entre os instantes
n−1 e
n);
b) Para
v0 = 15 m/s e α = 1,2 m/s
2, calcular a distância percorrida no
primeiro segundo e no décimo quinto segundo.
Dados do problema:
- Velocidade inicial: v0;
- Aceleração: α.
Esquema do problema:
Adotando-se um sistema de referência orientado para direita,
Sn é o espaço percorrido pelo
carro da origem até o enésimo segundo e
Sn−1 o espaço percorrido pelo carro
da origem até o segundo anterior (Figura 1).
Solução
a) O carro está em
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (
M.R.U.V.), dado por
\[
\begin{gather}
\bbox[#99CCFF,10px]
{S=S_{0}+v_{0}t+\frac{a}{2}t^{2}} \tag{I}
\end{gather}
\]
Aplicando a expressão (I) para o deslocamento do carro até o instante
t =
n−1
\[
S_{n-1}=S_{0}+v_{0}(n-1)+\frac{\alpha }{2}(n-1)^{2}
\]
Lembrando dos
Produtos Notáveis
\[
(a-b)^{2}=a^{2}-2ab+b^{2}
\]
aplicando ao termo
\( (n-1)^{2} \)
\[
\begin{gather}
S_{n-1}=S_{0}+v_{0}(n-1)+\frac{\alpha}{2}(n-1)^{2}\\[5pt]
S_{n-1}=S_{0}+v_{0}n-v_{0}+\frac{\alpha}{2}(n^{2}-2n+1)\\[5pt]
S_{n-1}=S_{0}+v_{0}n-v_{0}+\frac{\alpha}{2}n^{2}-\frac{\alpha }{2}2n+\frac{\alpha}{2}\\[5pt]
S_{n-1}=S_{0}+v_{0}n-v_{0}+\frac{\alpha }{2}n^{2}-\alpha
n+\frac{\alpha }{2} \tag{II}
\end{gather}
\]
Aplicando a expressão (I) para o instante
t =
n
\[
\begin{gather}
S_{n}=S_{0}+v_{0}n+\frac{\alpha }{2}n^{2} \tag{III}
\end{gather}
\]
Como queremos o espaço percorrido apenas no enésimo segundo, temos a condição
\[
\Delta S=S_{n}-S_{n-1}
\]
subtraindo a expressão (II) da expressão (III)
\[
\begin{gather}
\Delta S=S_{0}+v_{0}n+\frac{\alpha}{2}n^{2}-\left[S_{0}+v_{0}n-v_{0}+\frac{\alpha }{2}n^{2}-\alpha n+\frac{\alpha }{2}\right]\\
\Delta S=S_{0}+v_{0}n+\frac{\alpha}{2}n^{2}-S_{0}-v_{0}n+v_{0}-\frac{\alpha }{2}n^{2}+\alpha n-\frac{\alpha }{2}\\
\Delta S=v_{0}+\alpha n-\frac{\alpha}{2}
\end{gather}
\]
colocando α em evidência
\[ \bbox[#FFCCCC,10px]
{\Delta S=v_{0}+\alpha \left(n-\frac{1}{2}\right)}
\]
b) Usando a expressão obtida no item anterior e os valores dados
\[
\begin{gather}
\Delta S=15+1,2.\left(1-\frac{1}{2}\right)\\
\Delta S=15+1,2.\left(\frac{2-1}{2}\right)\\
\Delta S=15+1,2.\frac{1}{2}\\
\Delta S=15+0,6
\end{gather}
\]
\[ \bbox[#FFCCCC,10px]
{\Delta S=15,6\;\text{m}}
\]
\[
\begin{gather}
\Delta S=15+1,2.\left(15-\frac{1}{2}\right)\\
\Delta S=15+1,2.\left(\frac{30-1}{2}\right)\\
\Delta S=15+1,2.\frac{29}{2}\\
\Delta S=15+0,6.29\\
\Delta S=15+17,4
\end{gather}
\]
\[ \bbox[#FFCCCC,10px]
{\Delta S=32,4\;\text{m}}
\]
Observação: No primeiro caso o carro percorre 15,6 m e este é também o espaço percorrido
desde o instante inicial até t = 1 s. No segundo caso o carro percorre 32,4 m entre t =14 s
e t = 15 s, mas este não e o ponto da trajetória em que ele se encontra desde que partiu da origem.