Um caminhão tanque se desloca com velocidade constante de 20 m/s. Percebendo um obstáculo o motorista freia
bruscamente e o veículo leva 8 s até parar. Supondo o tanque com a forma de um cilindro horizontal com 3 m de
comprimento e completamente cheio de óleo com massa específica igual a 0,8 g/cm
3, pede-se calcular a
pressão exercida pelo óleo na parede anterior do tanque durante a freada.
Dados do problema:
- Velocidade inicial do caminhão: vi = 20 m/s;
- Velocidade final do caminhão: vf = 0;
- Tempo que o caminhão leva para parar: Δt = 8 s;
- Comprimento do tanque de óleo: L = 3 m;
- Massa específica do óleo: μ = 0,8 g/cm3.
Esquema do problema:
Durante o movimento o óleo se move junto com o caminhão com a mesma velocidade. Quando o caminhão freia o
óleo tem a tendência de continuar o movimento, mas como ele está limitado pelas paredes do tanque ele vai
exercer uma pressão na parede da frente do tanque (Figura 1).
Solução
Em primeiro lugar vamos converter as unidades da massa específica do óleo dado em gramas por centímetros
cúbicos (g/cm
3) para quilogramas por metro cúbico (kg/m
3) usado no
Sistema Internacional (
S.I.)
\[
\begin{gather}
\mu=0,8\;\frac{\cancel{\text{g}}}{\text{cm}^{3}}.\frac{10^{-3}\;\text{kg}}{1\;\cancel{\text{g}}}.\frac{(10^{2}\;\text{cm})^{3}}{1\;\text{m}^{3}}=0,8\;\frac{1}{\cancel{\text{cm}^{3}}}.10^{-3}\;\text{kg}.\frac{10^{6}\;\cancel{\text{cm}^{3}}}{1\;\text{m}^{3}}=0,8.10^{3}\;\frac{\text{kg}}{\text{m}^{3}}=800\;\frac{\text{kg}}{\text{m}^{3}}
\end{gather}
\]
A pressão
P que o óleo vai exercer sobre a parede anterior do tanque será dada por
\[
\begin{gather}
\bbox[#99CCFF,10px]
{P=\frac{F_{o}}{A}} \tag{I}
\end{gather}
\]
onde
Fo é a força exercida pelo óleo contra a parede do tanque durante o tempo de frenagem
e
A é a área da parede do tanque.
O impulso da forca de frenagem do caminhão será
\[
\begin{gather}
\bbox[#99CCFF,10px]
{I=F_{F}\Delta t} \tag{II}
\end{gather}
\]
onde
FF é a força de frenagem do caminhão e Δ
t o tempo em que ela atua sobre
o caminhão.
A força do óleo sobre a parede do tanque e a força de frenagem estão representadas na Figura 2, elas
possuem mesma intensidade e direção, e sentidos opostos
\[
\begin{gather}
F_{o}=F_{F} \tag{III}
\end{gather}
\]
Pelo
Teorema do Impulso temos, que o impulso é igual à variação da quantidade de movimento
\[
\begin{gather}
\bbox[#99CCFF,10px]
{I=\Delta Q=Q_{f}-Q_{i}} \tag{IV}
\end{gather}
\]
igualando as expressões (II) e (IV) e usando a expressão (III)
\[
\begin{gather}
Q_{f}-Q_{i}=-F_{o}\Delta t \tag{V}
\end{gather}
\]
A quantidade de movimento é dada por
\[
\begin{gather}
\bbox[#99CCFF,10px]
{Q=mv} \tag{VI}
\end{gather}
\]
substituindo a expressão (VI) na expressão (V)
\[
\begin{gather}
mv_{f}-mv_{i}=-F_{o}\Delta t\\[5pt]
m.0-mv_{i}=-F_{o}\Delta t\\[5pt]
-mv_{i}=-F_{o}\Delta t\\[5pt]
mv_{i}=F_{o}\Delta t \tag{VII}
\end{gather}
\]
Aqui a massa considerada é a de óleo que faz pressão contra a parede do tanque, a massa de óleo em função
da massa específica dada no problema é calculada por
\[
\begin{gather}
\bbox[#99CCFF,10px]
{\mu =\frac{m}{V}}
\end{gather}
\]
\[
\begin{gather}
\mu =\frac{m}{V} \tag{VIII}
\end{gather}
\]
onde
V é o volume do tanque de forma cilíndrica. O volume de um cilindro será a área da base
multiplicada pela altura (Figura 3)
\[
\begin{gather}
\bbox[#99CCFF,10px]
{V=AL} \tag{IX}
\end{gather}
\]
substituindo a expressão (IX) na expressão (VIII)
\[
\begin{gather}
m=\mu AL \tag{X}
\end{gather}
\]
e substituindo a expressão (X) na expressão (VII)
\[
\begin{gather}
F_{o}\Delta t=\mu ALv_{i}\\[5pt]
\frac{F_{o}}{A}=\frac{\mu Lv_{i}}{\Delta t} \tag{XI}
\end{gather}
\]
Agora podemos ver que o lado esquerdo da expressão (XI) é igual ao lado direito da expressão (I) que nos dá
a pressão desejada, então igualando estes valores
\[
\begin{gather}
P=\frac{\mu Lv_{i}}{\Delta t}
\end{gather}
\]
Substituindo os valores numéricos dados no problema
\[
\begin{gather}
P=\frac{800.3.20}{8}
\end{gather}
\]
\[
\begin{gather}
\bbox[#FFCCCC,10px]
{P=6000\;\text{Pa}}
\end{gather}
\]