Dados do problema:
Solução:
Quando a partícula entra na região do campo magnético começa a atuar sobre ela a força magnética, para
determinarmos a direção e o sentido desta força vamos aplicar a regra da mão esquerda a uma
partícula atravessando a região do campo magnético.
O módulo da força magnético é dado por
onde sen θ é o ângulo formado entre o vetor campo magnético \( \vec B \) e o vetor velocidade \( {\vec{v}}_0 \). Pelo esquema do problema vemos que a direção da velocidade das partículas é perpendicular a direção do campo magnético (formam um ângulo de 90°), como sen 90° = 1, a equação da força reduz-se a
A Figura 1 mostra o problema em perspectiva. Pelo esquema dado no enunciado do problema o campo magnético
tem direção perpendicular a folha e está no sentido "para dentro da folha", a velocidade tem direção
horizontal e sentido da esquerda para a direita.
Para aplicarmos a regra da mão esquerda colocamos o dedo indicador no sentido do vetor campo elétrico e o
dedo médio no sentido da velocidade, assim o polegar nos fornece a direção e sentido da força magnética,
que será vertical e "para cima".
Esta força é válida para as partículas de carga elétrica positiva, q > 0, para as partículas
negativas, q < 0, basta invertermos o sentido da força, a direção será vertical e de sentido
"para baixo". As partículas sem carga elétrica não sentem a ação da força.
Então da discussão acima temos de imediato que trajetória (III) é do átomo neutro de sódio que passa direto
pelo campo sem sofrer desvio.
As demais partículas sofrem desvios com raios de curvatura variados nas suas trajetórias, a seguinte
expressão para R
nos fornece o raio da trajetória da partícula como função da massa m, da velocidade v, da
carga q e da intensidade do campo magnético B, analisando esta expressão para as várias
partículas podemos identificar suas trajetórias.
Da discussão sobre a regra da mão direita sabemos que as partículas (I) e (II) têm carga elétrica
positiva, que no problema são o próton e o dêuteron, escrevendo a equação (III).
Como as cargas elétricas do próton e do dêuteron são iguais e positivas,
qp = qd > 0, e como a massa do dêuteron é maior que a massa do
próton, md > mp, temos que o numerador da equação (V) é maior que
o numerador da equação (IV), então concluímos que Rd > Rp, logo a
trajetória (I), raio menor, é do próton e a trajetória (II), raio maior, é do dêuteron.
As partículas (IV) e (V) se desviam para baixo, possuem cargas negativas, escrevendo a equação (III) para o
elétron e para o íon de flúor.
Suas cargas são iguais e negativas, qe = qF < 0, e a massa do íon de flúor é maior que a do elétron, segundo o enunciado, então o numerador da equação (VII) é maior que o numerador da equação (VI), e o raio da trajetória do íon de flúor será maior que o raio da trajetória do elétron, RF > Re, a trajetória (IV) será do íon negativo de flúor e a trajetória (V) do elétron.
Resumindo: