Centro de Massa e Quantidade de Movimento

 

Calcular por integração direta o vetor centro de massa da placa triangular, de massa M e densidade constante, indicada na figura ao lado.

ícone PDF   Solução   83 KB  PDF

chapa em forma de triângulo retângulo
 

Um bloco de massa m = 25 kg está em movimento uniforme com velocidade v = 5 m//s quando começa a sofrer a ação de uma força dada, em módulo, por:

F = t + 3/2 t^2

Nestas condições determine:
a) O impulso nos primeiros 5 segundos após a força começar a atuar;
b) A força média que atua no bloco durante este tempo;
c) A velocidade do bloco no instante t = 5 s.

ícone PDF   Solução   47 KB  PDF

 

Uma partícula de massa m1 e velocidade v1 colide com outra partícula de massa m2 em repouso, o choque não se dá frontalmente. Determinar as velocidades das partículas após o choque em função dos ângulos de espalhamento.

ícone PDF   Solução   63 KB  PDF

partículas espalhadas por choque bidimensionalx
 

Uma rã de massa m está parada no extremo de uma tábua de massa M e comprimento L. A tábua está flutuando na superfície de um lago. A rã salta, formando um ângulo α com a horizontal na direção da tábua. Qual deve ser a velocidade inicial da rã para que depois do salto ela esteja no outro extremo da tábua?

ícone PDF   Solução   61 KB  PDF

 

Home    |    Índice    |    Novos

Valid HTML 4.01 Transitional

CSS válido!

Licença Creative Commons
A obra Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.

Site Meter