Força Elétrica e Campo Elétrico
publicidade   

Força Elétrica

Duas cargas de mesmo módulo e sinais opostos estão fixas sobre uma linha horizontal a uma distância d uma da outra. Uma esfera, de massa m carregada com uma carga elétrica, presa a um fio é aproximada, primeiro de uma das cargas até ficar em equilíbrio exatamente sobre esta a uma altura d da mesma. A seguir o fio é deslocado em direção a segunda carga até que a carga fique em equilíbrio sobre a segunda carga. Encontrar os ângulos de desvio do fio nas duas situaççes, sabendo-se, que sobre a primeira carga o ângulo de desvio é duas vezes maior do que o ângulo de desvio sobre a segunda carga.

Campo Elétrico de Distribuições Contínuas de Cargas

Um aro de raio a está carregado uniformemente com uma carga Q. Calcule o vetor campo elétrico num ponto P sobre o eixo de simetria perpendicular ao plano do aro a uma distância z do seu centro.
Solução

Sugestão: comparar com o vetor campo elétrico obtido a partir do potencial elétrico.
Seja um arco de circunferência de raio a e ângulo central θ0 carregado com uma carga Q distribuída uniformemente ao longo do arco. Determine:
a) O vetor campo elétrico nos pontos da reta que passa pelo centro do arco e é perpendicular ao plano que contém o arco;
b) O vetor campo elétrico no centro de curvatura do arco;
c) O vetor campo elétrico quando o ângulo central tende a zero.
Um aro de raio a está carregado uniformemente com uma carga q1 numa das metades do aro e outra carga q2 na outra metade. Calcule o vetor campo elétrico num ponto P sobre o eixo de simetria perpendicular ao plano do aro a uma distância z do seu centro.
ícone PDF   Solução   131 KB  PDF
Um aro de raio a está carregado com uma carga cuja densidade varia diretamente com a posição angular, entre os pontos onde a densidade é igual a zero e 2π coulombs há uma membrana muito fina de material isolante. Calcule o vetor campo elétrico num ponto P sobre o eixo de simetria perpendicular ao plano do aro a uma distância z do seu centro.
ícone PDF   Solução   100 KB  PDF
Um disco de raio a está carregado uniformemente com uma carga Q. Calcule o vetor campo elétrico:
a) Num ponto P sobre o eixo de simetria perpendicular ao plano do disco a uma distância z do seu centro.
b) No caso em que o raio a da placa é muito maior que a distância do ponto P à placa (a>>z).
ícone PDF   Solução com elemento de área obtido geometricamente   110 KB  PDF

ícone PDF   Solução com elemento de área obtido pelo Jacobiano   113 KB  PDF

Sugestão: comparar com o vetor campo elétrico obtido a partir do potencial elétrico.

Sugestão: comparar com o módulo do campo elétrico obtido a pela Lei de Gauss.
Uma casca hemisférica de raio a está carregado uniformemente com uma carga Q. Calcule o vetor campo elétrico num ponto P no centro da base do hemisfério.
ícone PDF   Solução com elemento de área obtido geometricamente   144 KB  PDF

ícone PDF   Solução com elemento de área obtido pelo Jacobiano   146 KB  PDF
publicidade   

Licença Creative Commons
Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional .