Transmissão do Calor
publicidade   



Uma barra metálica de seção constante e comprimento L tem suas extremidades mantidas a temperaturas constantes t1 e t2. Determine a temperatura do ponto médio da barra, quando o calor flui através da mesma em regime estacionário. As superfícies laterais da barra estão isoladas termicamente.
Uma barra de alumínio, com coeficiente de condutibilidade térmica 0,5 cal/s.cm.°C, está em contato numa extremidade com gelo em fusão e na outra com vapor de água em ebulição sob pressão normal. Seu comprimento é 25 cm e a seção transversal tem 5 cm2 de área. Sendo a barra isolada lateralmente e dados o calor latente de fusão do gelo 80 cal/g e o calor latente de vaporização da água 540 cal/g, determine:
a) A massa de gelo que se funde em meia hora;
b) A massa de vapor que se condensa no mesmo tempo.
Uma parede constitui-se de duas chapas sobrepostas, feitas de diferentes materiais. Os coeficientes de condutibilidade térmica e as espessuras das chapas são iguais k1, d1 e k2, d2 respectivamente. As temperaturas das superfícies externas das paredes são iguais a T1 e T2 (T1 > T2) e mantêm-se constantes. Determinar:
a) A temperatura na superfície de interface entre as duas chapas;
b) Se as espessuras das duas chapas forem iguais, qual o coeficiente de condutibilidade térmica da parede.
Uma parede é constituída de chapas alternadas, feitas de espessura d de dois materiais diferentes. Os coeficientes de condutibilidade térmica das chapas são iguais k1 e k2. As áreas das seções transversais das chapas são iguais e o número de chapas de cada material são iguais, as temperaturas das superfícies externas das paredes são iguais a T1 e T2 (T1 > T2) e mantêm-se constantes. Determinar o coeficiente de condutibilidade térmica da parede.
publicidade   

Licença Creative Commons
Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional .