Gases

 

Um recipiente contém a 27 °C determinada massa gasosa cuja pressão é 3,0 atm. Determine a porcentagem de gás que se deve deixar escapar do recipiente para que a sua pressão a 47 °C seja 2,0 atm. Despreze a dilatação do recipiente.

ícone PDF   Solução   44 KB  PDF

 

Um recipiente metálico de certa capacidade está cheio de ar a 27 °C. Aquece-se o conjunto; a pressão permanece constante em virtude da ação de uma válvula que permite o escape de ar. A que temperatura deve ser levado o conjunto para que escape 10% da massa de ar primitivamente encerrada no recipiente? O coeficiente de dilatação cúbica do metal é 0,0005 °C −1 e o comportamento do ar e suposto como o de um gás perfeito.

ícone PDF   Solução   62 KB  PDF

 

Os extintores de incêndio vendidos para automóveis têm a forma de uma cápsula cilíndrica com extremidades hemisféricas, conforme indica a figura ao lado. Eles são feitos de ferro e contêm cerca de 1 litro de CO2, sob pressão de 2,8 atmosferas na temperatura de 21 °C. Considere que o CO2 se comporta como um gás ideal.

extintor de incêndio
a) Calcule o volume de ferro utilizado na confecção da cápsula em cm3;
b) Calcule a pressão de CO2, em atmosferas, na temperatura de 0 °C.

ícone PDF   Solução   47 KB  PDF

 

Um peixe no fundo de um lago de 15 m de profundidade emite uma bolha de ar de volume V0, Sendo a temperatura no fundo do lago 5 °C e na superfície 17 °C, calcule o volume da bolha quando atinge a superfície do lago, Dado pressão atmosférica p0 = 1,01.10 5 Pa, densidade da água μ = 1,0 g/cm 3 e aceleração da gravidade g = 9,8 m/s 2.

ícone PDF   Solução   55 KB  PDF

 

Um capilar, fechado na extremidade inferior e aberto na superior, possui ar preso, na parte inferior, por uma coluna de mercúrio, como mostrado na figura. O capilar é inclinado de 60° em relação a vertical, qual o comprimento da coluna de ar nesta condição? Dado: pressão do ar no local 1,0.10 5 Pa, densidade do mercúrio 13,6 g/cm 3, aceleração da gravidade local 10 m/s 2.

ícone PDF   Solução   46 KB  PDF

capilar contendo coluna de mercúrio de 15 cm de altura sobre coluna de ar de 20 cm de altura
 

Um barômetro de mercúrio possui uma pequena quantidade de ar na parte superior do tubo, em virtude disso suas leituras são incorretas. Para uma leitura real de pressão de 756 mm de mercúrio ele indica 748 mm e para uma leitura real de 738 mm ele indica 734 mm.
a) Qual o comprimento L do tubo deste barômetro?
b) Para uma leitura de 745 mm de mercúrio, qual a pressão atmosférica real?

ícone PDF   Solução   58 KB  PDF

barômetro de mercúrio

 

Home    |    Índice    |    Novos

Valid HTML 4.01 Transitional

CSS válido!

Licença Creative Commons
A obra Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.

Site Meter