Movimento Harmônico Simples (M.H.S.)
publicidade   



As figuras abaixo representam a composição de dois M.H.S. de frequências f1 e f2 segundo dois eixos ortogonais Ox e Oy. Sendo a frequência do movimento, segundo Ox, 300 Hz para todas as figuras, qual a frequência segundo Oy em cada caso?
Um ponto material de massa m = 0,04 kg oscila em torno da posição O de equilíbrio, com M.H.S. A energia mecânica total do sistema é 32.10−4 J. Sendo a constante elástica da mola k = 0,16 N/m e desprezando-se ações dissipativas, determine:
a) O período de oscilação;
b) A frequência angular;
c) A amplitude da oscilação;
d) As funções horárias da posição, velocidade e aceleração, adotando-se o eixo Ox orientado para a direita e instante inicial t = 0 quando o móvel está na posição extrema P indicada na figura.
e) O gráfico da posição (x) em função do tempo (t), a partir de t = 0 até t = 2T, onde T é o período.
O movimento de um corpo sobre o eixo-x obedece a seguinte equação
\[ x=4\cos \left(\frac{1}{2}\pi t+\pi \right) \]
unidades no S.I. Determinar:
a) A amplitude, a frequência angular e a fase inicial;
b) O período e a frequência do movimento;
c) A equação da velocidade;
d) A equação da aceleração;
e) Os módulos da velocidade máxima e da aceleração máxima;
f) Representar num mesmo gráfico a elongação, a velocidade e a aceleração em função do tempo.
Um ponto material executa um Movimento Harmônico Simples, e tem num determinado instante sua velocidade é de 8 cm/s. Sabendo-se que nesse instante a diferença entre os quadrados de sua amplitude e de sua elongação é de 36 cm, determinar sua frequência angular.
publicidade   

Licença Creative Commons
Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional .