Acústica
publicidade   



Um homem anda paralelamente a uma linha férrea com velocidade de 1,5 m/s, um trem se desloca em sua direção com velocidade de 20 m/s, o homem ouve o apito do trem com frequência de 683 Hz. Sendo a velocidade do som no ar igual a 340 m/s, qual a frequência do apito emitido pelo trem?
Dispara-se, segundo um ângulo de 60° com o horizonte, um projétil que explode ao atingir o solo e ouve-se o ruído da explosão, no ponto de partida do projétil, 18 segundos após o disparo. Determinar a velocidade inicial do projétil e o alcance do tiro, sabendo que os pontos de partida e de chegada estão no mesmo plano horizontal e que a temperatura do ar é de 25 °C; suponha a velocidade do som no ar a 0 °C igual a 332 m/s e g = 9,8 m/s2.
Uma roda dentada tem 48 dentes e executa 330 voltas por minuto. Calcular a frequência com que fará vibrar uma lâmina nela encostada.
Uma pessoa emite um som diante de um muro e depois de ¾ de segundo ouve o eco. Calcular sua distância ao muro. A temperatura do ar é de 15° C e nessa temperatura a velocidade do som é de 340 m/s.
Os sons audíveis pelo ouvido humano resultam de movimentos vibratórios cujas frequências são compreendidas entre 16 Hz e 20000 Hz. Sabendo-se que a 20 °C a velocidade de propagação do som na água é 1450 m/s e no ar 344 m/s. Calcular:
a) Os comprimentos de onda correspondentes às frequências máxima e mínima no ar e na água;
b) A relação entre os comprimentos de onda na água e no ar.
publicidade   

Licença Creative Commons
Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional .