Prismas
publicidade   

Prismas

Um prisma isósceles, de ângulo 120° e índice de refração \( \sqrt{3\;} \), tem sua base BC espelhada. Um raio luminoso, contido num plano de seção reta do prisma, paralelo à base e distando desta d, incide sobre a face AB.
a) Esboce o caminho do raio no interior do prisma e depois de emergir deste.
b) Qual é o ângulo de incidência do raio luminoso sobre a face espelhada?
Um prisma de vidro de índice de refração \( \sqrt{2\;} \) tem por seção principal um triângulo retângulo isósceles ABC e tem por base a hipotenusa BC suposta horizontal. Contra a face AB é aplicada uma cuba igualmente prismática ABD cuja face BD é vertical e que contém um líquido de índice de refração \( \sqrt{3\;} \). Um raio de luz monocromática LI atinge normalmente a face BD e penetra na cuba. Verificar:
a) Se este raio penetrará no prisma de vidro;
b) Em caso afirmativo, por que face sairá;
c) Que ângulo o raio emergente final do prisma fará com o raio incidente LI.
Dois prismas idênticos retangulares ABC e A'B'C', retos em C e C', com ângulos A e A' iguais a α e índice de refração n, são dispostos de tal modo que um raio luminoso que incide normalmente sobre a face AC do primeiro prisma sai normalmente pela face A'C' do segundo. Determine o desvio total do raio luminoso.
publicidade   

Licença Creative Commons
Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional .