Espelhos Planos
publicidade   



Um ponto luminoso é colocado simetricamente em relação a dois espelhos planos que formam entre si um ângulo de 120°, a \( 20\sqrt{3\;} \) cm da aresta. Determine a distância entre as duas imagens.
Dois espelhos planos formam entre si um certo ângulo. Calcular esse ângulo, sabendo-se que se reduzindo esse ângulo de 15° o número de imagens, produzido pelo sistema de um dado objeto, é aumentado de 4.
Dois espelhos planos são dispostos de maneira a formar entre si um ângulo α. Sobre um deles faz-se incidir um raio de luz. Determinar o ângulo formado por este raio incidente com o raio refletido do segundo espelho.
Um observador situado sobre uma elevação a uma altura h acima da superfície da água de um lago vê um ponto de uma nuvem segundo um ângulo α com o horizonte, e observa a imagem do mesmo ponto, por reflexão na superfície do lago, sob um ângulo β com o horizonte. Determinar a altura a que se encontra o ponto observado, em relação à superfície da água.
Um espelho plano se afasta de um observador, em repouso em relação à Terra, com velocidade constante de translação igual a v. Determine a velocidade da imagem em relação:
a) Ao observador;
b) Ao espelho.
publicidade   

Licença Creative Commons
Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional .