Reflexão da Luz - Espelhos Esféricos
publicidade   



Diante de um espelho esférico côncavo cujo raio de curvatura mede 80 cm coloca-se um segmento retilíneo luminoso AB. Determinar a posição e a dimensão da imagem de AB. São dados AA1 = 2 cm, BB1 = 4 cm, A1V = 100 cm e B1V= 120 cm.
Um espelho esférico associa uma imagem virtual e direita a um objeto real. A dimensão transversal da imagem é metade da do objeto e a distância que os separa é d. Determinar o tipo de espelho, sua distância focal e qual, em módulo, a distância x do seu vértice ao objeto?
Tem-se um espelho esférico côncavo de distância focal 12 cm. Calcular a que distância desse espelho deverá colocar-se um observador cuja distância mínima de visão distinta vale 32 cm, para ver nitidamente uma imagem direita do seu olho.
Dois espelhos esféricos côncavos de raios de curvatura 1 m e 1,5 m são dispostos de maneira que seus eixos principais coincidam e as suas superfícies refletoras, distantes 3 m uma da outra, se defrontem. Calcular a que distância do primeiro espelho, entre ambos, deve ser colocado um objeto luminoso, normalmente ao eixo comum, para que as duas imagens deste objeto tenham a mesma altura.
publicidade   

Licença Creative Commons
Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional .