Reflexão da Luz - Espelhos Esféricos

 

Um espelho esférico associa uma imagem virtual e direita a um objeto real. A dimensão transversal da imagem é metade da do objeto e a distância que os separa é d. Determinar o tipo de espelho, sua distância focal e qual, em módulo, a distância x do seu vértice ao objeto?

ícone PDF   Solução   57 KB  PDF

 

Diante de um espelho esférico côncavo cujo raio de curvatura mede 80 cm coloca-se um segmento retilíneo luminoso AB. Determinar a posição e a dimensão da imagem de AB. São dados AA1 = 2 cm, BB1 = 4 cm, A1V = 100 cm e B1V= 120 cm.

ícone PDF   Solução   82 KB  PDF

objeto AB em frente a espelho esférico
 

Tem-se um espelho esférico côncavo de distância focal 12 cm. Calcular a que distância desse espelho deverá colocar-se um observador cuja distância mínima de visão distinta vale 32 cm, para ver nitidamente um imagem direita do seu olho.

ícone PDF   Solução   77 KB  PDF

 

Dois espelhos esféricos côncavos de raios de curvatura 1 m e 1,5 m são dispostos de maneira que seus eixos principais coincidam e as suas superfícies refletoras, distantes 3 m uma da outra, se defrontem. Calcular a que distãncia do primeiro espelho, entre ambos, deve ser colocado um objeto luminoso, normalmente ao eixo comum, para que as duas imagens deste objeto tenham a mesma altura.

ícone PDF   Solução   50 KB  PDF

 

Home    |    Índice    |    Novos

Valid HTML 4.01 Transitional

CSS válido!

Licença Creative Commons
A obra Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.

Site Meter