Dioptro
publicidade   



Na parte superior do teto de um submarino militar foi colocada uma fonte de luz isotrópica (ou seja, que emite luz igualmente em todas as direções). Quando este submarino está submerso, qual é a fração da luz que emerge da superfície da água do mar, cujo índice de refração é da ordem de 1,34? Despreze a possibilidade que parte da luz seja absorvida pela água.
Um raio de luz incide sobre uma lâmina de faces paralelas sob um ângulo i, o índice de refração da lâmina em relação ao meio envolvente é n e sua espessura e. Determinar o deslocamento lateral do raio luminoso.
Um hemisfério de raio R é feito de um material transparente de índice de refração igual a \( \sqrt{2\;} \) e sua superfície curva é espelhada. Um raio de luz incide perpendicularmente a face plana a uma distância x do eixo do hemisfério. Determinar:
a) Qual a maior distância x para que o raio sofra apenas uma reflexão na face espelhada;
b) Se R = 5 cm quanto vale x?
Um reservatório cilíndrico tem por base um espelho esférico côncavo E, cuja face refletora é voltada para o interior do cilindro. O vértice do espelho é o ponto V e seu raio de curvatura vale 16 cm, o eixo principal do espelho é vertical e coincidente com o eixo do cilindro. O interior desse cilindro está cheio de água até uma altura VA = 8 cm. Sobre o eixo do cilindro e acima da água encontra-se um objeto a 20 cm de V. Sendo o índice de refração da água 4/3, determinar a posição da imagem final produzida por refração na água e reflexão no espelho.
publicidade   

Licença Creative Commons
Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional .