Fluidos

 

A figura ilustra um líquido A de massa específica μA, no interior de um tubo em U, sob uma coluna de altura h de um líquido B, de massa específica μB, colocado num dos ramos e sob a coluna de altura H de um líquido C, de massa específica μC, colocado no outro ramo. Determine H.

ícone PDF   Solução   39 KB  PDF

tubo em u contendo 3 líquidos em equilíbrio
 

Sendo m1 e m2 respectivamente as massas aparentes de um mesmo corpo quando imerso em líquidos de densidades absolutas d1 e d2, calcular sua massa no vácuo.

ícone PDF   Solução   39 KB  PDF

 

Um sólido tem pesos aparentes P1 e P2 quando imerso em dois líquidos de pesos específicos ρ1 e ρ2 respectivamente. Determine o seu peso aparente num líquido de peso específico 1/2*(ro1+ro2).

ícone PDF   Solução   41 KB  PDF

 

Um corpo de massa m e densidade dC é abandonado, em repouso, sobre a superfície livre de uma camada de líquido de altura h e densidade dL. Sendo dL < dC e a aceleração da gravidade igual a g, determinar:
a) O tempo que o corpo leva para chegar ao fundo;
b) A energia cinética do corpo ao atingir o fundo.

ícone PDF   Solução   56 KB  PDF

 

Um líquido de massas específicas μ1 e massa m1 é misturado a um outro de massa específica μ2 e massa m2. Sabendo-se que o volume final diminui de 1/n, determinar a massa específica da mistura.

ícone PDF   Solução   46 KB  PDF

 

Sabendo que P1, P2 e P3 são os pesos aparentes de um mesmo corpo quanto totalmente imerso em três líquidos diferentes de pesos específicos ρ1, ρ2 e ρ3 respectivamente, demonstrar que

( ρ2 − ρ3 ) P1 + ( ρ3 − ρ1 ) P2 + ( ρ1 − ρ2 ) P3 = 0

ícone PDF   Solução   60 KB  PDF

 

Num vaso contendo água soltam-se duas esferas. A primeira com densidade d1 > 1, é largada na superfície livre, e a segunda com densidade d2 < 1, é abandonada no fundo. Calcular a razão de suas velocidades quando passam pelo ponto médio da altura da água no vaso. A densidade da água é de 1 g/cm3.

ícone PDF   Solução   59 KB  PDF

 

Um cone reto de altura H e massa específica µ flutua num líquido de massa específica µL,com o vértice para fora. Calcular a altura da parte imersa.

ícone PDF   Solução   95 KB  PDF

cone de altua H e massa específica mu flutuando em líquido de massa específica muL

 

Home    |    Índice    |    Novos

Valid HTML 4.01 Transitional

CSS válido!

Licença Creative Commons
A obra Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.

Site Meter