Cinemática Escalar
publicidade   

Velocidade Média

Um carro em trajetória retilínea faz metade do percurso com velocidade média v1 e a outra metade com velocidade média v2. Determine a velocidade média vm do percurso todo.
De duas cidades A e B, separadas por uma distância ΔS, partem, ao nascer do Sol, um carro de cada cidade com destino a outra com velocidades constantes. Ao meio-dia eles se cruzam, o carro que partiu da cidade A chega a cidade B às 16 horas, e o carro que partiu da cidade B chega a cidade A às 21 horas. Determinar a que horas nasceu o Sol.

Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.)

De duas cidadezinhas, ligadas por uma estrada reta de 10 km de comprimento, partem duas carroças, puxada cada uma por um cavalo e andando a velocidade de 5 km/h. No instante da partida, uma mosca, que estava pousada na testa do primeiro cavalo, parte voando em linha reta, com velocidade de 15 km/h e vai pousar na testa do segundo cavalo. Após um instante desprezível, parte novamente e volta, com a mesma velocidade de antes, em direção ao primeiro cavalo, até pousar em sua testa. E assim prossegue nesse vaivém até que os dois cavalos se encontram e a mosca morre esmagada entre as duas testas. Quantos quilômetros percorreu a mosca?
Do vértice de um ângulo reto partem, com intervalo de tempo igual n segundos, dois motoristas, que se locomovem com velocidades constantes sobre os dois lados. Calcular as velocidades dos dois motoristas, sabendo-se que depois de t segundos, desde a partida do segundo motorista, sua distância é d, e após T segundos é D.
Dois móveis partem ao mesmo tempo de dois pontos localizados sobre trajetórias retilíneas que formam um ângulo de 60° entre elas, o primeiro parte de um ponto localizado a 3 m do vértice com velocidade de 5 m/s e o segundo móvel de um ponto a 6 m do vértice com velocidade de 2 m/s, estando ambos em Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.) determinar depois de quanto tempo estarão separados um do outro por uma distância de 50 m.
Um trem de 100 m de comprimento caminha paralelamente a um automóvel de dimensões desprezíveis. Seus movimentos são retilíneos, num mesmo sentido, e a velocidade do automóvel é o dobro da velocidade do trem, ambas constantes. Qual o espaço percorrido pelo automóvel para ultrapassar o trem?
Dois trens de 120 e 280 metros de comprimento movem-se em linhas paralelas retilíneas e com velocidades constantes. Quando os dois trens se movem no mesmo sentido são necessários 20 segundos para que o primeiro trem ultrapasse o segundo, quando se movem em sentidos opostos são necessários 10 segundos para que um passe pelo outro. Determinar as velocidades dos trens.
Dois carros percorrem uma trajetória retilínea com velocidades constantes v1 e v2 (v2>v1), os dois carros partem com um intervalo de tempo T e de pontos separados por uma distância D sobre a trajetória. Admitindo que o carro 1 parte antes de 2, determinar depois de quanto tempos após a partida do carro 2 eles se encontrarão supondo que se movam:
a) Em sentidos opostos;
b) No mesmo sentido, da posição do carro 2 para o carro 1.
Uma raposa, perseguida por um galgo, tem 63 pulos de dianteira sobre o cão. Este dá 3 pulos quando a raposa dá 4; porém 6 pulos do galgo valem 10 da raposa. Quantos pulos o galgo deve dar para alcançar a raposa?
publicidade   

Licença Creative Commons
Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional .