Choques
publicidade   



Calcular a perda de energia que ocorre no choque central inelástico entre duas esferas de massas m1 e m2 que se movem no mesmo sentido com velocidades v1 e v2.
Uma bala de massa 15 g choca-se com um bloco de madeira de massa 2,985 kg, suspenso horizontalmente por dois fios, a bala se aloja no bloco e o conjunto sobe 5 cm em relação a posição inicial. Considere que os fios permaneçam paralelos e adote g = 10 m/s2 para a aceleração da gravidade. Determinar:
a) A velocidade da bala ao atingir o bloco;
b) A velocidade adquirida pelo sistema bala-bloco;
c) A energia perdida no choque.
Um prego de massa 5 g é pregado numa parede utilizando-se um martelo de massa 495 g. A velocidade do martelo imediatamente antes de atingir o prego é 4 m/s e o choque é perfeitamente inelástico. Determinar:
a) A velocidade do sistema prego-martelo imediatamente após o choque;
b) A energia dissipada no choque;
c) Admitindo-se que o prego penetra na parede 0,5 cm a cada golpe, calcular a intensidade da força, suposta constante, oposta pela parede à penetração.
Duas bolas absolutamente elásticas, de massas m1 e m2 e velocidades v1 e v2 respectivamente, chocam-se frontalmente, suas velocidades estão na direção da linha que une os seus centros. Determinar as velocidades das bolas após o choque nos casos:
a) A velocidade da segunda bola antes do choque é igual a zero;
b) As massas das bolas são iguais.
publicidade   

Licença Creative Commons
Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional .