Corrente Elétrica
publicidade   



Dado o gráfico, da tensão aplicada a um resistor em função da corrente obtida, calcular o valor da resistência e a corrente quando a d.d.p. (diferença de potencial) for igual a 100,0 V.
Um fio condutor de níquel tem 50 m de comprimento e 0,5 mm de diâmetro. Entre os extremos deste fio aplica-se uma diferença de potencial de 110 volts. A resistividade do níquel é 0,342 Ω.mm2.m−1. Determine-se:
a) A condutividade do níquel;
b) A resistência do fio;
c) A condutância do mesmo;
d) A intensidade da corrente;
e) A potência absorvida.
f ) A energia absorvida em 1 hora;
Uma locomotiva elétrica de 100 toneladas é impulsionada por quatro motores elétricos alimentados com uma tensão de 1000 volts e se move a uma velocidade de 72 km/h. Adotando-se o coeficiente de atrito entre as rodas da locomotiva e os trilhos como sendo igual a 0,5 e a aceleração da gravidade g = 10 m/s2, determinar:
a) A corrente elétrica que circula em cada motor;
b) Se em cada motor circular uma corrente de 4000 ampères quantos vagões, de 15 toneladas cada, a locomotiva será capaz de puxar?
Um fio com área de seção transversal 0,50.10−2 cm2, é percorrido por uma corrente contínua de intensidade igual a 4,0 A. Dada a carga elementar 1,6.10−19 C, determinar:
a) O número de elétrons passando por uma seção transversal por segundo;
b) A velocidade média dos elétrons, sabendo que existem 1,8.1020 elétrons/cm3.
Num recipiente contendo 0,5 kg de água é colocado um resistor com 2 Ω de resistência elétrica percorrida por uma corrente elétrica de 5 A durante 7 min. Calcule a elevação de temperatura da água, supondo que não haja mudança de estado.
Dados: calor específico da água 1 cal/g°C e o equivalente mecânico do calor 1 cal = 4,2 J.
publicidade   

Licença Creative Commons
Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional .