Termometria
publicidade   



Pode-se medir a temperatura com um termômetro de mercúrio. Neste, a grandeza termométrica é o comprimento de uma coluna de capilar, medida a partir de uma origem comum. Verifica-se que = 2,34 cm, quando o termômetro está em equilíbrio térmico com o gelo em fusão e = 12,34 cm quando o equilíbrio térmico é com água em ebulição (num ambiente em que a pressão atmosférica é 1 atm).
a) Determine a equação termométrica de tal termômetro;
b) Calcule o comprimento da coluna de mercúrio quando a temperatura é θ = 25 °C;
c) Calcule a temperatura do ambiente quando = 8,84 cm.
É dado um termômetro a gás sob pressão constante. Dessa forma a grandeza termométrica é o volume do gás. A calibração do termômetro é dada pelo gráfico ao lado. Pede-se:
a) Escrever a equação termométrica desse termômetro;
b) Quando o volume do gás for 130 cm3, qual será a temperatura do gás.
Determine:
a) A temperatura que é expressa pelo mesmo valor numérico nas escalas Celsius e Fahrenheit;
b) A temperatura que é expressa pelo mesmo valor em módulo, mas com sinais opostos, nas escalas Celsius e Fahrenheit.
Um mesmo termômetro é graduado simultaneamente nas escalas Celsius e Fahrenheit. Determinar qual a variação da temperatura, na escala Fahrenheit, que corresponde a uma variação de 20 °C.
A diferença entre os valores indicados num termômetro graduado na escala Fahrenheit e outro na escala Celsius é igual a 40 para uma mesma temperatura. Qual a temperatura indicada nos dois termômetros?
publicidade   

Licença Creative Commons
Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional .