Dinâmica
publicidade   

Conceitos Básicos

Um corpo de massa 3 kg, inicialmente em repouso, está sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa. Uma força horizontal de intensidade constante igual a 4,5 N atua no corpo durante 20 s, calcule:
a) Qual a aceleração adquirida pelo corpo durante o tempo em que a força atua?
b) Qual a velocidade do corpo quando a força deixa de atuar?
c) Qual a distância percorrida pelo corpo até que a força deixe de atuar?
Dois corpos de massas mA = 6 kg e mB = 4 kg estão sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa. Uma força horizontal de intensidade constante igual a 25 N é aplicada de forma a empurrar os dois corpos. Calcule a aceleração adquirida pelo conjunto e a intensidade da força de contato entre os corpos.
Dois blocos de massas mA = 0,35 kg e mB = 1,15 kg estão sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa, os blocos estão ligados por uma corda ideal. Uma força horizontal de intensidade constante igual a 15 N é aplicada puxando os dois blocos. Calcule a aceleração adquirida pelo conjunto e a tensão na corda que liga os blocos.
Um homem de massa m = 70 kg está num elevador, este se move com aceleração a = 2 m/s2 determinar:
a) A força com que o homem atua no chão do elevador, se o elevador está descendo;
b) A força com que o homem atua no chão do elevador, se o elevador está subindo;
c) Para qual aceleração do elevador a força do homem sobre o chão do elevador desaparecerá?
Adote g = 10 m/s2 para a aceleração da gravidade.
Uma locomotiva de 130 toneladas arrasta um vagão de 120 toneladas. A força máxima que o engate do acoplamento locomotiva-vagão suporta é de 2.900 kN. Determine a máxima força motora que a locomotiva pode exercer para não romper o engate. Despreze forças de resistências.

Máquina de Atwood

Uma máquina de Atwood possui massas mA = 6,25 kg e mB = 6,75 kg ligadas por uma corda ideal, inextensível e de massa desprezível, através de uma polia também ideal. Determinar:
a) A aceleração do sistema;
b) A tensão na corda que liga as massas;
c) A tensão na corda que prende o sistema ao teto.
Adote a aceleração da gravidade g = 10 m/s2.
No sistema da figura ao lado, o corpo A desliza sobre um plano horizontal sem atrito, arrastado por B que desce verticalmente. A e B estão presos entre si por uma corda inextensível de massa desprezível paralela ao plano e que passa pela polia de massa desprezível sem atrito. As massas de A e B valem respectivamente 32 kg e 8 kg. Determinar a aceleração do conjunto e a intensidade da força de tração na corda. Adotar g = 10 m/s2.
No sistema da figura ao lado, o corpo B desliza sobre um plano horizontal sem atrito, ele está ligado através de um sistema de cordas e polias ideais a dois corpos A e C que se deslocam verticalmente. As massas de A, B e C valem respectivamente 5 kg, 2 kg e 3 kg. Determinar a aceleração do conjunto e a intensidade das forças de tração nas cordas. Adotar g = 10 m/s2.
Em uma máquina de Atwood os dois corpos, apoiados sobre uma superfície horizontal, estão ligados por uma corda, de massa desprezível e inextensível, que passa através de uma polia, sem inércia e sem atrito. Dadas as massa mA = 24 kg e mB = 40 kg e a aceleração da gravidade g = 10 m/s2. Determinar as acelerações dos corpos quando:
a) F = 400 N;
b) F = 720 N;
c) F = 1200 N.

Forças de Resistência

Num dia sem vento um automóvel se desloca a uma velocidade constante de 72 km/h, sendo o coeficiente de forma (K) igual a 0,6 unidades S.I. (Sistema Internacional) e a área perpendicular à direção do movimento de 3 m2 determine o módulo da força de resistência do ar.

Forças em Movimentos Curvos

Um trem bala percorre uma curva de 2500 m de raio a uma velocidade de 270 km/h, calcule:
a) A força centrífuga sentida por um passageiro, de massa igual a 70 kg, num vagão desse trem;
b) Qual deveria ser a velocidade de um carro, percorrendo uma curva com 10 m de raio, para que aquele passageiro do trem sentisse a mesma força centrífuga estando no carro. Dê a resposta em km/h.
publicidade   

Licença Creative Commons
Fisicaexe - Exercícios Resolvidos de Física de Elcio Brandani Mondadori está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional .