Dinâmica

Dinâmica

Dois corpos de massas \( m_{\text{A}}=6\;\text{kg} \) e \( m_{\text{B}}=4\;\text{kg} \) estão sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa. Uma força horizontal de intensidade constante igual a 25 N é aplicada de forma a empurrar os dois corpos. Calcule a aceleração adquirida pelo conjunto e a intensidade da força de contato entre os corpos.

Solução
Blocos de massa mA=6 kg e mB=4 kg submetidos a uma força de 25 N.
Dois blocos de massas \( m_{\text{A}}=0,35\;\text{kg} \) e \( m_{\text{B}}=1,15\;\text{kg} \) estão sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa, os blocos estão ligados por uma corda ideal. Uma força horizontal de intensidade constante igual a 15 N é aplicada puxando os dois blocos. Calcule a aceleração adquirida pelo conjunto e a tensão na corda que liga os blocos.

Solução
Blocos A de 0,35 kg e B de 1,15 kg ligados por corda ideal puxados por força de 15 N
No sistema da figura ao lado, o corpo A desliza sobre um plano horizontal sem atrito, arrastado por B que desce verticalmente. A e B estão presos entre si por uma corda inextensível de massa desprezível paralela ao plano e que passa pela polia de massa desprezível sem atrio. As massas de A e B valem respectivamente 32 kg e 8 kg. Determinar a aceleração do conjunto e a intensidade da força de tração na corda. Adotar \( g=10\;{\text{m/s}}^{2} \).

Solução
Sistema formado por um bloco A sobre um plano horizontal ligado por uma corda através de uma polia a um bloco B suspenso.
No sistema da figura ao lado, o corpo B desliza sobre um plano horizontal sem atrito, ele está ligado atrvés de um sistema de cordas e polias ideais a dois corpos A e C que se deslocam verticalmente. As massas de A, B e C valem respectivamente 5 kg, 2 kg e 3 kg. Determinar a aceleração do conjunto e a intensidade das forças de tração nas cordas. Adotar \( g=10\;\text{m/s}^{2} \).

Solução
Bloco B de massa 2 kg ligado de ambos os lados a um bloco A de massa 5 kg e a um bloco C de massa 3 kg.

Máquina de Atwood

Uma máquina de Atwood possui massas \( m_{\text{A}}=6,25\;\text{kg} \) e \( m_{\text{B}}=6,75\;\text{kg} \) ligadas por uma corda ideal, inextensível e de massa desprezível, através de uma polia também ideal. Determinar:
a) A aceleração do sistema;
b) A tensão na corda que liga as massas;
c) A tensão na corda que prende o sistema ao teto.
Adote a aceleração da gravidade \( g=10\;\text{m/s}^{2} \),

Solução
Máquina de Atwood com bloco A de massa 6,25 kg e bloco B com massa de 6,75 kg.
Numa máquina de Atwood os dois corpos, apoiados sobre uma superfície horizontal, estão ligados por um fio, de massa desprezível e inextensível, que passa através de uma polia, sem inércia e sem atrito. Dadas as massa \( m_{\text{A}}=24\;\text{kg} \) e \( m_{\text{B}}=40\;\text{kg} \) e a aceleração da gravidade \( g=10\;\text{m/s}^{2} \). Determinar as acelerações dos corpos quando:
a) \( F=400\;\text{N} \);
b) \( F=720\;\text{N} \);
c) \( F=1200\;\text{N} \).

Solução
Máquina de Atwood submetida a uma força F com massas de mA=24 kg e mB=40 kg.

Força de Resistência

Num dia sem vento um automóvel se desloca a uma velocidade constante de 72 km/h, sendo o coeficiente de forma (K) igual a 0,6 unidades S.I. (Sistema Internacional) e a área perpendicular à direção do movimento de \( 3\;\text{m}^{\;2} \) determine o módulo da força de resistência do ar.

Solução